sábado, 12 de dezembro de 2009

Apostila grátis – IPD - Introdução ao Processamento de Dados - Outros dispositivos

Quer contribuir com a manutenção do blog, para que eu possa inserir mais dicas, planilhas e apostilas gratuitamente?

Quer inserir o logotipo da sua empresa nas apostilas e nos arquivos de download?

Telefone: (27) 9275-5331

E-mail: paulosemblano@hotmail.com



Lição 22 - OUTROS DISPOSITIVOS

Cooler:

Coolers são peças que ajudam a dissipar o calor gerado pelos processadores, sem o qual os mesmo queimariam. Como o clock dos CPUs tem aumentado numa escala surpreendente, os coolers tiveram também que se modernizar para atenderem com eficiência a dissipação de calor dos processadores.

De tamanhos pequenos nos 1ºs processadores a enormes peças sofisticadas atualmente, a evolução dos coolers acompanhou a dos CPUs. Portanto, muito cuidado com o tipo de cooler que comprar, pois o mesmo tem que estar à altura e atender à demanda de calor do processador, além de ser compatível com o soquete, senão você não conseguirá encaixá-lo corretamente.

Como as placas de vídeo atuais são bastante potentes, elas também tem um cooler em cima de seu processador gráfico.

O cooler é formado por 2 peças:
•uma de alumínio ou cobre, sendo o cobre melhor pois ajuda a dissipar mais calor que o alumínio, que fica em contato direto com o processador e absorve o seu calor;
•e um exaustor que é ligado à placa-mãe para girar suas pás que retiram o calor que está na peça de alumínio ou cobre.







Deve-se aplicar no processador, somente em sua parte metálica, e na base de alumínio ou cobre, uma substância chamada pasta térmica, que ajuda a transferir o calor entre o processador e o cooler com mais rapidez e eficiência. Essa aplicação é feita numa pequena quantidade, para que o efeito não seja contrário, ou seja, ao invés de ajudar irá abafar ainda mais.







Fonte de Alimentação:

É a fonte de alimentação que fornece energia para o seu computador. Ela transforma a energia que vem da tomada, chamada de corrente alternada, podendo ser 110 ou 220 volts, em corrente contínua de baixa voltagem (+3,3 volts, +5 volts, +12 volts, -5volts, -12 volts). Isso porque as peças eletrônicas não agüentam uma voltagem tão alta como a que vem pela rede elétrica.

A fonte também ajuda no processo de refrigeração do computador. O ar quente do interior do gabinete é “sugado” pela fonte e jogado para fora através de uma ventoinha em seu interior, voltada para a parte traseira do gabinete.

Toda fonte tem uma potência dada em WATTS. Infelizmente esse dispositivo é negligenciado e compra-se um de má qualidade e com pouca potência, geralmente “Made in China”. Essas fontes de qualidade inferior não conseguem agüentar a potência exigida pelas peças do computador e acabam queimando, e às vezes acabam estragando algum dispositivo, principalmente o HD e a memória RAM.

Além disso, fabricantes inescrupulosos superdimensionam seus produtos, colocando uma potência que não corresponde à realidade, e com isso enganam o consumidor. Há fontes no mercado brasileiro em que a potência real corresponde a até a metade ou menos do anunciado na peça.

NÃO COMPRE FONTES DE MÁ QUALIDADE! ASSIM VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA QUE AS EMPRESAS QUE AS FABRICAM CRESCAM E CONTINUEM FORNECENDO PRODUTOS INFERIORES!

Importante: uma boa fonte de alimentação, aliada a um bom aterramento e a um bom estabilizador ou no-break, é garantia de durabilidade e de bom funcionamento das peças. Não use filtro de linha. São apenas meras extensões e em nada contribuem para proteger o computador da má qualidade da energia elétrica.





ON-BOARD e OFF-BOARD:

On-Board significa que o dispositivo está implementado na placa-mãe, não podendo ser removido. Portanto, seu funcionamento depende diretamente da placa-mãe.







Off-board significa que o dispositivo possui “vida própria”, ou seja, a peça tem circuitos eletrônicos próprios e pode ser removida e colocada na placa-mãe, inclusive instalada em outra placa-mãe.





Os mais conhecidos dispositivos usados no computador, podendo ser on-board ou off-board, são:


PLACA DE VÍDEO:
responsável pelo processamento da imagem e envio da mesma para o monitor. Algumas permitem conexão à televisão, ou até conectando diretamente o cabo da antena na placa e assistindo televisão no seu computador. Outras capturam imagens de aparelhos para posterior edição, ou seja, você pode gravar e melhorar uma filmagem feita em fita VHS.





PLACA DE SOM: responsável pelo som que sai diretamente para as caixas de som, podendo ser ligado também um microfone e outros aparelhos.





PLACA DE REDE: usada para comunicação entre computadores, e também para conexão à Internet via banda larga, com uma boa velocidade. Quando a conexão à Internet é por banda larga via linha telefônica, não ocupa a linha nem gasta impulso telefônico, podendo ser também via cabo, via rádio ou via satélite.





PLACA DE FAX-MODEM: usada para conexão à Internet via telefone. Esse tipo de placa usa a mesma linha telefônica onde está o seu aparelho de telefone, ocupando a linha e gastando impulso telefônico. Esse tipo de conexão é muito lento e por isso pouco usado.





Lição 1 - Introdução



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excel Avançado - Assessoria e Aulas pela Internet - Venda apostilas - Planilhas personalizadas