terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Personalizando o Word 2007 e Excel 2007

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Tanto no Word 2007 como no Excel 2007 a navegação para acesso aos recursos é feita através de guias.
Cada guia possui vários grupos, e cada grupo uma determinada quantidade de recursos.
Na guia Início do Excel 2007 temos acesso aos recursos mais usados. No grupo Fonte encontram-se os ícones referentes às formatações.
Na guia Início do Word 2007 também temos o grupo Fonte para as formatações mais usadas.

Alguns grupos possuem uma pequena seta à direita do nome. Ao clicar nesta seta o usuário tem acesso à mesma janela que havia na versão 2003.

Excel 2007



Janela do grupo Fonte



Word 2007




Janela do grupo Fonte



Na guia Layout da Página grupo Configurar Página estão as opções para configurações de margens e outras parâmetros relacionados.

Excel 2007



Word 2007



Posicionando a seta do mouse em qualquer ícone o programa apresenta uma breve descrição do mesmo.



Para esconder os grupos tanto no Excel 2007 como no Word 2007, clique com o botão direito na Barra das Faixas de Opções (onde aparecem os nomes das guias) e escolha a opção Minimizar a Faixa de Opções.



Clique em alguma guia para ter acesso aos grupos.
Clicando na área vazia da Barra das Faixas de Opções os grupos ficam novamente escondidos.
Para que os grupos fiquem visíveis como antes clique com o botão direito na Barra das Faixas de Opções e em seguida em Minimizar a Faixa de Opções para desmarcar.

Na parte superior esquerda, ao lado do Botão Office, há uma barra de ícones de nome Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.



Esta barra pode ser inserida abaixo dos nomes dos grupos.
Clique com o botão direito na Barra das Faixas de Opções e em seguida em Mostrar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Abaixo da Faixa de Opções.





Para voltar à posição anterior clique em Mostrar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Acima da Faixa de Opções.





Habilitar a guia Desenvolvedor:

Os botões relacionados a formulários ficam na guia Desenvolvedor, que por padrão não é exibida.
Para que ela apareça, siga as instruções abaixo:

No Excel 2007 clique no Botão Office e em seguida em Opções do Excel.



Na janela seguinte em Mais Usados marque a opção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.
Você pode também alterar os seguintes padrões na abertura do Excel 2007:
- A quantidade de planilhas;
- A Fonte e o Tamanho da Fonte;
- O Estilo de dica de tela com três opções que se referem às dicas quando se posiciona a seta do mouse em algum ícone:
1) Mostrar descrições de recursos em dicas de tela – aparece o nome da ferramenta e sua tecla de atalho se houver, e uma breve descrição da ferramenta.
2) Não mostrar descrições de recursos em dicas de tela – aparece somente o nome da ferramenta e sua tecla de atalho se houver.
3) Não mostrar dicas de tela – não mostra nada.



Para a guia Desenvolvedor o Word 2007 segue o mesmo padrão acima descrito.



Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido:

Inserir ícones nesta barra facilita bastante e dá mais agilidade ao usuário.
Por exemplo, para visualizar a impressão, é preciso clicar no Botão Office, posicionar o mouse na opção Imprimir e clicar em Visualização de Impressão.
O melhor é inserir o ícone correspondente a este recurso na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
O procedimento abaixo serve para o Excel 2007 e o Word 2007.

No Excel 2007 clique na seta à direita da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e em seguida na opção Mais Comandos.



Automaticamente a janela de opções abre em Personalizar.
Em Escolher comandos em clique em Todos os Comandos.
Logo abaixo há uma lista de todos os comandos disponíveis.
Selecione por exemplo Visualização de Impressão e clique no botão Adicionar.
O recurso escolhido é inserido na coluna à direita.
Caso queira excluir algum comando da coluna à direita, selecione o recurso e clique no botão Remover.
Você também pode ordenar os botões na ordem que desejar.
Selecione um deles na coluna à direita e mude sua posição clicando na seta para cima ou para baixo.
Clique em OK e pronto.
O recurso já está disponível na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.





Inserindo Listas Personalizadas:

No Excel 2007 você pode trabalhar com Listas Personalizadas para facilitar seu trabalho.
O Excel 2007 já possui algumas listas prontas.
Digite na célula A1 o nome Janeiro.
Com a célula A1 selecionada use o recurso de arrastar do mouse para copiar e colar.
Posicione a seta do mouse no canto inferior direito da célula A1 para que fique com a aparência de um sinal de mais.
Atenção: não são duas setas cruzadas, e sim um sinal de mais.



Arraste até a célula A20.
As células foram preenchidas com os nomes dos meses.

Você pode inserir uma lista de nomes próprios, ou o abecedário por exemplo, ou um das sugestões abaixo:

Alto, Médio, Baixo
Grande, Média e Pequena
Norte, Sul, Leste e Oeste
Gerente Sênior de Vendas, Gerente de Vendas Regional, Gerente de Vendas do Departamento e Representante de Vendas

Digite os nomes abaixo conforme a figura:



Clique no Botão Office e em seguida em Opções do Excel.
Em Mais Usados clique no botão Editar Listas Personalizadas.



Para inserir uma nova lista, clique na caixa Importar lista das células.



Selecione de A1 a A4 e clique em Importar.
Faça o mesmo com o intervalo de células B1:B3 e depois com C1:C26.
As listas foram inseridas do lado esquerdo.
Para excluir alguma lista basta selecioná-la e clicar no botão Excluir.
Clique em OK e experimente usar as novas listas.




Um comentário:

  1. rpeciso saber sobre um quadradinho com um visto no centro quero saber como é feito no excel 2007 quem souber meu e-mail é danyelle.anjo@hotmail.com

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