sábado, 12 de dezembro de 2009

Apostila grátis – IPD - Introdução ao Processamento de Dados - Dispositivos de armazenamento

Quer contribuir com a manutenção do blog, para que eu possa inserir mais dicas, planilhas e apostilas gratuitamente?

Quer inserir o logotipo da sua empresa nas apostilas e nos arquivos de download?

Telefone: (27) 9275-5331

E-mail: paulosemblano@hotmail.com



Lição 13 - DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

São dispositivos onde podemos armazenar com uma relativa segurança os dados presentes no computador, que não se perdem quando o mesmo é desligado.

São eles:

HD - DRIVE DE DISQUETE – DRIVE DE CD-ROM - DRIVE DE DVD-ROM – PEN DRIVE – ZIP DRIVE

Existem outros dispositivos, mas esses são os mais usados no dia a dia do usuário.

HD

Também conhecido como Winchester ou disco rígido (Hard Disk). Por ser um componente muito sensível, encontra-se dentro do gabinete. É importante lembrar que esses discos podem ser danificados por excesso de trepidação no local de instalação, quedas, má qualidade da energia elétrica, e também quando são transportados.
Permite o armazenamento de uma grande quantidade de informações. É no HD que estão armazenados seu sistema operacional, programas e arquivos. Quando se desliga o computador, as informações em seu interior não se perdem.
Os HDs possuem uma grande capacidade de armazenamento que podem ser:

160 GB– 320 GB - 500 GB ou mais.





Drive de Disquete

São dispositivos onde se usa o disquete para armazenamento e transporte de dados. Situam-se dentro do gabinete de uma maneira que sua parte frontal aparece na frente do gabinete para inserção do disquete.
Os disquetes são discos flexíveis (Floppy Disk) removíveis e transportáveis, mas com pouca capacidade de armazenamento – 1,44 MB - sendo protegidos por um invólucro rígido.
Tem o tamanho de 3½ (três e meia polegadas), e possui uma proteção mais resistente, ao contrário de seu antecessor de 5¼ (cinco e um quarto de polegada), que há muitos anos já é peça de museu.
O drive de disquete de 3½ não está mais em uso. A maioria das placas mãe mais novas já não vêm mais com a opção de se conectar esses drives.





Drive de CD-ROM e DVD-ROM

São dispositivos onde se usa o CD-ROM para ouvir músicas ou instalar algum programa. Também pode ser usado para armazenamento e transporte de dados.
Situam-se dentro do gabinete de uma maneira que sua parte frontal aparece na frente do gabinete para inserção do CD-ROM.
Sua capacidade de armazenamento é de 650 MB a 800 MB.
Existem drives de CD-ROM que além de ler podem gravar. Para isso é preciso que o drive e o CD-ROM sejam próprios para isso. Na mídia chamada de CD-R os dados podem ser gravados somente uma vez. Já nos CD-RW os dados gravados podem ser apagados e gravados novamente, podendo-se repetir esse processo várias vezes.

No DVD-ROM, tanto o drive como a mídia são para se assistir vídeos, podendo também ler CDs comuns. Há também um aparelho chamado de combo. Ele tem esse nome porque une num só aparelho a tecnologia de um CD-RW e leitor de DVD.
A capacidade de armazenamento de um DVD-ROM é de aproximadamente 4 GB, podendo chegar a 8 GB quando se permite gravar nas duas faces da mídia.
Outro dispositivo é o gravador de DVD-ROM, que é ao mesmo tempo um combo e um gravador de DVD, sendo atualmente o mais usado.
A mídia pode ser DVD-R ou DVR-RW.
Novas tecnologias permitem que o DVD-ROM tenha uma capacidade 10 vezes mais do que 8 GB.
Os computadores mais novos são vendidos há alguns anos com o drive de DVD-ROM, que lê e grava tanto CDs como DVDs.



Pen Drive

Dispositivo de pequeno tamanho, onde se pode armazenar uma quantidade razoável de dados. Pode ser inserido ou retirado do computador através da porta USB mesmo com o computador ligado.
Mas lembre-se que é preciso seguir corretamente o modo de retirada de qualquer dispositivo conectado à porta USB.

Com o passar do tempo seu preço caiu bastante, e com isso se popularizou devido a sua facilidade de uso e sua tremenda flexibilidade no transporte de dados.

Capacidades de armazenamento:

2 GB – 4 GB – 8 GB – 16 GB ou mais.





Zip drive

Usa uma tecnologia de gravação semelhante ao disquete, mas com uma capacidade de armazenamento bem mais superior (100 MB - 250 MB - 750 MB).
Seu uso foi por pouco tempo, pois logo após seu lançamento surgiram os CDs, sendo então a tecnologia abandonada.



Lição 1 - Introdução

Lição 14 - USB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excel Avançado - Assessoria e Aulas pela Internet - Venda apostilas - Planilhas personalizadas